segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CESARE BRANDI (1906- 1988)


Cesare Brandi, arquiteto italiano, aceita a incorporação de novas intervenções arquitetônicas de qualidade nas obras originais. Para Brandi “restauração é qualquer intervenção destinada a devolver a eficiência a um produto da atividade humana”. A partir disso Brandi ensina que “o restauro constitui-se no momento metodológico do reconhecimento da obra de arte na sua consistência física e na dupla polaridade estética e histórica, em vista de sua transmissão para o futuro”. Destaca ainda que “restaura-se só a matéria da obra de arte [...]; o restauro deve observar o restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, sem cometer um falso artístico ou um falso histórico, e sem apagar os traços da passagem da obra no tempo”.

O Conceito de Restauração

Conceito geral de restauração: intervenção que permite recuperar a função de um produto da atividade humana.

Para obras de arte o conceito é insuficiente = mesmo para as artes aplicadas, o restabelecimento daspropriedades funcionais representa apenas um aspecto secundário da restauração, nunca o aspecto fundamental.

Obra de Arte: apreciação consciente.

É a obra de arte que condiciona a restauração e não o contrário.

Definição de restauração: "É o momento metodológico onde a obra de arte é apreciada em sua forma material e em sua dualidade estética e histórica, com vistas a sua transmissão para o futuro."

Primeiro postulado da restauração:

"SÓ A FORMA MATERIAL DA OBRA DE ARTE É RESTAURADA".

Segundo postulado da restauração:

"A RESTAURAÇÃO DEVE OBJETIVAR RESTABELECER A UNIDADE POTENCIAL DA OBRA DE ARTE,ATÉ ONDE FOR POSSÍVEL, SEM PRODUZIR UMA FALSIFICAÇÃO HISTÓRICA OU ARTÍSTICA E SEM APAGAR TODO TRAÇO DA PASSAGEM DO TEMPO DEIXADO NA OBRA DE ARTE".

Intervenção

• Rastrear a unidade originária;

• Desenvolver unidade potencial dos fragmentos ("limitando-se a sugestões implícitas nos fragmentos ou localizadas em testemunhos autênticos sobre o estado original".)
"...as instâncias histórica e estética devem fixar o limite do que pode ser reestabelecido... sem que se cometa um falso histórico ou se perpetue uma ofensa estética."

Princípios Práticos

• A reintegração deve ser facilmente reconhecível mas sem romper com a unidade que se pretende reconstruir (proporcional à distância do observador);
• A matéria é insubstituível apenas quando colabora diretamente na figuração da imagem;
• Não impossibilitar eventuais intervenções futuras, ao contrário, facilitá-las.

O Tempo em Relação à Obra de Arte e à Restauração

"O único momento legítimo para o ato da restauração é o momento atual de contemplação consciente da obra de arte. Neste momento, a obra de arte existe e é historicamente presente."

Ato de Restaurar

Respeitar a natureza de complexidade histórica da obra de arte;Não pode desenvolver-se secretamente, deve permitir ser enfatizada como um evento histórico verdadeiro.

De Forma Prática

Diferenciação de áreas acrescidas;
Respeito pela pátina;
Se possível, deixar algumas áreas mostrando o estado da obra de arte antes da restauração.

Acréscimo é Diferente da Reconstrução

ACRÉSCIMO

Pode "completar" a obra, pode funcionar diferente da intenção original;
Não é imitação; é desenvolvimento ou inserção.

RECONSTRUÇÃO

Procura dar forma novamente à obra;
Intervêm no processo criativo de maneira similar ao desenvolvimento original do processo criativo;
Reduz ao mínimo o intervalo de tempo entre os dois momentos criativos.

A Restauração Preventiva

Pretende evitar a necessidade da restauração efetiva, a qual dificilmente poderá realizar uma recuperação completa da obra de arte.

Eixos de investigação:

• Determinar as condições necessárias para o desfrute da obra de arte como imagem;
• Conhecer o estado de consistência dos materiais que constituem a obra de arte;
• Conhecer as condições ambientais que respeitam e permitem a conservação desses materiais.

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