quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ARQUITETURA BARROCA



- VIDEO RESUMO SOBRE ARQUITETURA BARROCA -

Este video é muito importante para quem precisa revisar o que foi o Barroco na arquitetura mundial. Neste video são topificados algumas caracteristicas do estilo que fará muitos lembrarem de toda o seu percuso na historia da humanidade e suas implicações na arquitetura.

espero que gostem!!!


sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BIBLIOTECA NACIONAL DO CASAQUISTÃO – Astana – BIG

O escritório dinamarquês BIG foi o vencedor do Concurso Internacional para o projeto da Biblioteca Nacional do Cazaquistão, a ser construída em Astana, capital do país. O concurso reuniu 19 concorrentes, entre os quais os escritórios de Norman Foster e Zaha Hadid. A decisão sobre o projeto premiado coube a uma comissão julgadora que incluiu, além de arquitetos, o primeiro-mistro do Cazaquistão. A edificação terá área de aproximadamente 33.000m2.

Segundo Bjarke Ingels, arquiteto responsável pelo projeto, “o projeto da Biblioteca Nacional combina quatro arquétipos universais relacionados ao tempo e ao espaço, em torno de um símbolo nacional: o círculo, a rotunda, o arco e o “yurt” (tipologia habitacional tradicional, em forma de tenda, característica de países da ásia central) são combinados em uma nova forma. A clareza do círculo, o pátio da rotunda, a idéia de passagem associada ao arco e a silhueta leve do yurt são combinados para criar um novo monumento nacional, ao mesmo tempo local e universal, contemporâneo e atemporal, ao mesmo tempo único e arquetípico”.

Segundo os promotores do evento, por se tratar de uma instituição de referência no país e que representará a identidade Cazaquistã, o projeto da biblioteca vai além do desafio arquitetônico. A Biblioteca Nacional deverá não apenas armazenar registros sobre a tradição e a história do país, mas também servir de base para o futuro da nação e de sua nova capital. Será um centro cultural, intelectual e multifuncional, que terá como primeiro objetivo refletir a afirmação e a soberania do Cazaquistão, sua história política, assim como seu desenvolvimento.

Segundo Thomas Christoffersen, coordenador de projeto do BIG, “uma biblioteca nada mais é do que um arquivo eficiente de livros… e um caminho para que o público possa acessá-los.”


Segundo os arquitetos, “o arquivo é organizado de forma circular, como um “ciclo do conhecimento”, cercado por luz e ar dos dois lados. A idéia do círculo permite uma orientação intuitiva em relação à grande e crescente coleção de livros, revistas, filmes e diversos tipos de mídia. Assim como na “fita de Mobius” (um espaço topológico caracterizado pela torção da superfície), o programa voltado para o público se movimenta do interior para o exterior, da base para o topo, proporcionando perspectivas espetaculares sobre o entorno e sobre o panorama da cidade em crescimento”.

“A Fita de Mobius”

“São duas estruturas articuladas: o círculo e o espiral, criando um edifício que sai da organização horizontal e parte para a organização vertical dos espaços, em sobreposição e ao mesmo tempo por meio de organização diagonal. O resultado é uma combinação de hierarquia vertical e conectividade horizontal, somadas a perspectivas em diagonal. Essa composição e combinação de espaços é coberta por uma pele contínua, que se forma como uma “fita de Mobius”, na qual as fachadas se movimentam de dentro para fora e vice-versa.”


________________________________________________________________________________________

Ficha Técnica

Biblioteca Nacional do Cazaquistão
Área: 33.000m2
Cliente: Presidência do Cazaquistão
Concurso Internacional
Projeto de Arquitetura – 1° lugar: BIG
Arquiteto Responsável: Bjarke Ingels
Coordenador de Projeto: Thomas Christoffersen
Colaboração: ARUP AGU
Equipe: Amy Campbell, Jakob Henke, Johan Cool, Jonas Barre, Daniel Sundlin
_______________________________________________________________________


LEIA MAIS EM:http://concursosdeprojeto.org/2009/09/02/biblioteca-cazaquistao-big/

CENTRO POLIESPORTIVO – Universidad de los Andes – Bogotá – Colômbia

O projeto do Centro Poliesportivo da Universidad de los Andes em Bogotá, na Colômbia, é resultado de concurso e foi projetado por Felipe Gonzalez-Pacheco Mejía (MGP Arquitectura y Urbanismo) em 2009. O objetivo do concurso era solucionar o programa de um edifício que abrigasse atividades esportivas cobertas, e ao mesmo tempo integrar tais atividades aos espaços aberto.

As condições do local, com restrições em virtude de se tratar de uma área de reserva florestal, apresentavam sérios limites de ocupação, o que induziu a uma edificação compacta. A única alternativa encontrada pelos arquitetos foi a sobreposição das atividades. Nessa sobreposição os arquitetos procuraram explorar aberturas nos planos horizontal e vertical, permitindo transparência e integração entre os ambientes e em relação à natureza circundante.

Sob o ponto de vista técnico, um dos pontos fortes da solução arquitetônica foi a opção por implantar a piscina no último nível, o que resultou – segundo os autores – em um sistema estrutural sofisticado em aço e concreto, fazendo com que o volume principal da piscina ‘flutue’ levemente sobre o volume principal do centro esportivo.

_____________________________________________________________________________

Ficha Técnica:

Autor: Felipe Gonzalez-Pacheco Mejía (MGP Arquitectura y Urbanismo)

Obra: Centro Poliesportivo da Universidad de los Andes

Local: Bogotá, Colombia

Arquiteto Associado: Alvaro Bohorquez

Arquitetos Colaboradores: Camilo Correa, M. Juliana Sorzano.

Ano: Octubre 2009

Área Construida: 6.462 m2

Proprietário: Universidad de los Andes

Construtor: Total S.A.

Fotografía: MGP Arquitectura y Urbanismo.

______________________________________________________________________


LEIA MAIS EM:http://concursosdeprojeto.org/2010/07/21/centro-poliesportivo-universidad-de-los-andes-bogota-colombia/

BATUMI AQUARIUM - Georgia

O escritório dinamarquês Henning Larsen Architects foi o vencedor do concurso internacional para um novo aquário na região de Batumi, na Georgia. O projeto, segundo os autores, foi inspirado em seixos, “cujas formas são moldadas continuamente pelas ondas da praia de Batumi”. O edifício foi concebido como uma formação rochosa – como uma combinação de seixos gigantes – que podem ser vistos da terra ou do mar. Cada uma dos quatro “seixos” principais que compõem a forma representam um biotipo marinho.

A ideia, segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto é que a edificação, de 2.000 m2, seja um “aquário moderno e que ofereça aos visitantes uma jornada estimulante pelos mares, do ponto de vista educacional, do entretenimento e também visual. O espaço central, multiuso, é reservado a atividades comerciais e um café, assim como oferece flexibilidade para a realização de apresentações e oficinas.

Ainda segundo os autores: “Ao redor do aquário, uma paisagem marcada por arquipélagos oferece oportunidades atrativas para atividades de pesquisa e de educação a céu aberto, assim como encontros informais na beira da praia. Sua forma expressiva, inspirada na natureza, faz do Aquário de Batumi não apenas um monumento espetacular na Georgia, mas uma contribuição inovadora para a exploração da vida marinha.”

__________________________________________________________________________________

Ficha Técnica:

Batumi Aquarium

Autores: Henning Larsen Architects

Equipe: Louis Becker (diretor de projeto, sócio) Anders Park (gerente de projeto), Viggo Haremst (responsável pelo projeto), Michael Sørensen and Jaewoo Chun.

Local: Batumi – República da Georgia
Área:
2.000 m2
Seleção:
Concurso por convite.
Ano do concurso/projeto: 2010

__________________________________________________________________________________


LEIA MAIS EM: http://concursosdeprojeto.org/2010/08/02/batumi-aquarium-georgia/