O projeto do Centro Poliesportivo da Universidad de los Andes em Bogotá, na Colômbia, é resultado de concurso e foi projetado por Felipe Gonzalez-Pacheco Mejía (MGP Arquitectura y Urbanismo) em 2009. O objetivo do concurso era solucionar o programa de um edifício que abrigasse atividades esportivas cobertas, e ao mesmo tempo integrar tais atividades aos espaços aberto.
As condições do local, com restrições em virtude de se tratar de uma área de reserva florestal, apresentavam sérios limites de ocupação, o que induziu a uma edificação compacta. A única alternativa encontrada pelos arquitetos foi a sobreposição das atividades. Nessa sobreposição os arquitetos procuraram explorar aberturas nos planos horizontal e vertical, permitindo transparência e integração entre os ambientes e em relação à natureza circundante.
Sob o ponto de vista técnico, um dos pontos fortes da solução arquitetônica foi a opção por implantar a piscina no último nível, o que resultou – segundo os autores – em um sistema estrutural sofisticado em aço e concreto, fazendo com que o volume principal da piscina ‘flutue’ levemente sobre o volume principal do centro esportivo.
_____________________________________________________________________________
Ficha Técnica:
Autor: Felipe Gonzalez-Pacheco Mejía (MGP Arquitectura y Urbanismo)
Obra: Centro Poliesportivo da Universidad de los Andes
Local: Bogotá, Colombia
Arquiteto Associado: Alvaro Bohorquez
Arquitetos Colaboradores: Camilo Correa, M. Juliana Sorzano.
Ano: Octubre 2009
Área Construida: 6.462 m2
Proprietário: Universidad de los Andes
Construtor: Total S.A.
Fotografía: MGP Arquitectura y Urbanismo.
______________________________________________________________________LEIA MAIS EM:http://concursosdeprojeto.org/2010/07/21/centro-poliesportivo-universidad-de-los-andes-bogota-colombia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário