quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PAVILHÃO DA DINAMARCA – Expo Xangai 2010 – BIG

Há um ano, em maio de 2009, publicamos o projeto do escritório dinamarquês BIG, em parceria com 2+1 e ARUP, vencedor do concurso público realizado para o Pavilhão da Dinamarca na Expo Xangai 2010. Apresentamos a seguir imagens do pavilhão, recém-concluído, como parte da seção ‘obras construídas’. As fotos são de Iwan Baan .

Segundo Niels Lund Petersen, um dos associados do BIG,

“O Pavilhão da Dinamarca deveria não apenas exibir as virtudes do país. Por meio da interação, os visitantes deveriam experimentar algumas das principais atrações de Copenhague – a bicicleta, o porto, as áreas de lazer e um picnic em meio à natureza. Com o pavilhão, nós relançamos a idéia da bicicleta em Xangai, como um símbolo de um estilo de vida moderno e sustentável para o desenvolvimento urbano. O pavilhão disponibilizará 1500 bicicletas para o uso geral dos visitantes, durante a Expo 2010. Após a exposição universal, o pavilhão poderá ser relocado e inserido, por exemplo, e incorporado à cidade, assim como as bicicletas. Um espaço que faz referência à área portuária e também é inserido na área central do pavilhão, preenchido com água do mar da região portuária de Copenhague, assim como a escultura original de uma pequena sereia, que é um símbolo da cidade, e que ficará em exposição no pavilhão durante a exposição. A idéia é que esses elementos, reunidos, apresentem um pouco da experiência vivenciada no cotidiano da Dinamarca”

Segundo Bjarke Ingels, responsável pelo escritório BIG:

“O pavilhão é uma estrutura monolítica em aço pintado de branco, que se mantém com temperaturas amenas, mesmo no verão de Xangai, devido às características de reflexão de calor, do material utilizado. A cobertura é revestida com uma superfície texturizada azul, conhecida nas ciclovias dinamarquesas. Internamente, o piso é revestido com epoxi, além de trechos de textura azul, por onde passam as bicicletas. O aço da fachada é perfurado em um padrão que reflete os esforços reais da estrutura do pavilhão”.

Ainda segundo Bjarke Ingels, “Sustentabilidade é geralmente mal-interpretada como um conceito que nos leva ao sacrifício ou a soluções e atitudes desconfortáveis e chatas. Se as soluções sustentáveis precisam se tornar competitivas, elas não podem carregar apenas conceitos morais e razões políticas, as soluções têm que ser mais atrativas e desejáveis do que as soluções não sustentáveis. Com o Pavilhão da Dinamarca, procuramos consolidar um conjunto de experiências concretas de como uma cidade sustentável – como Copenhague – pode de fato melhorar a qualidade de vida.”

Para mais informações sobre o projeto clique aqui.

_____________________________________________________________________________________________________

Ficha Técnica

Pavilhão da Dinamarca – Expo Xangai 2010

Autores: BIG

Concurso: 2008

Área: 3.000 m2

Colaboradores: 2+1, Arup AGU, Arup Shanghai, Tongji Design Institute, Ai Wei Wei, Jeppe Hein, Martin De Thurah, Peter Funch

Local: Xangai, China

Diretor de Criação: Bjarke Ingels

Arquiteto Responsável: Finn Norkjaer

Equipe: Tobias Hjortdahl, Jan Magasanik, Claus Tversted, Henrick Poulsen, Niels Lund Petersen, Kamil Szoltysek, Sonja Reisinger, Anders Ulsted, Jan Borgstrom, Pauline Lavie, Teis Draiby, Daniel Sundlin, Line Gericke, Armen Menendian, Karsten Hammer Hansen, Martin W. Mortensen, Kenneth Sorensen, Jesper Larsen, Anders Tversted


LEIA MAIS EM: http://concursosdeprojeto.org/2010/05/01/pavilhao-da-dinamarca-xangai-2010-big/

Nenhum comentário: