quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PROJETO CASA HOSPITAL POR PRISCILA NEVES

O projeto participou do Opera Prima 2011, sob a orientação de Leonardo Pinto de Oliveira para o Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Brasília.


Parecer do júri

Projeto conceitualmente bem definido e dotado de forte simbologia. A relação entre conceito e objeto edificado é clara e objetiva, a implantação é correta e integrada à paisagem natural. O partido arquitetônico materializado pela hierarquia dos eixos principais e secundários confere ao projeto uma ordenação bem elaborada dos espaços e a composição dos volumes é adequada à escala do entorno e ao tema.

 
Onco.Casa Hospital Oncológico
Projeto pragmático no que diz respeito à correlação entre conceito, programa e partido arquitetônico. Trata-se de um hospital para o diagnóstico e tratamento do câncer, cuja proposta de implantação em terreno com generosa área verde e vista desimpedida para o lago Paranoá, em Brasília, é significativa da atmosfera onírica que serve de referência à arquitetura.


Onco.Casa Hospital Oncológico
O programa é estruturado linearmente através de corredor ou volume livre central com farta iluminação e delicado paisagismo, um espaço, enfim, dedicado à contemplação e ladeado pelas construções esparsas que perfazem o longo caminho desde o diagnóstico até as etapas de intervenção médica.

São fatores de identidade do projeto o conforto ambiental e os elementos naturais - a madeira, o concreto aparente, a iluminação natural e a água -, utilizados como metáfora à passagem do tempo, configurando-se ambiência radicalmente oposta à hospitalar tradicional.

Privilegia-se o convívio familiar de modo que cada porção da arquitetura tenha o seu próprio sistema de referências naturais, seja uma vista, um tipo de insolação ou certo grau de contato com o espelho d’água que corta longitudinalmente o complexo.

A volumetria é pavilhonar e esparsa, composta por edificações horizontais de concreto aparente, cuja proposta prevê vedação com o uso de vidro e painéis de madeira.

Onco.Casa Hospital Oncológico

Nenhum comentário: